Fascite Plantar

Voltar

  • O que é Fascite Plantar? (fascite da planta do pé)

    A Fáscia Plantar corresponde às fibras tendinosas presentes na planta do pé. Quando estas fibras ficam inflamadas, denomina-se fascite plantar.
  • Quais são os sintomas de Fascite Plantar?

    Dor aguda na planta do pé, geralmente no local onde a fáscia e os tendões se fixam no osso do calcanhar. Por vezes, o ato de caminhar pode ser semelhante a andar por cima de um vidro partido, sendo extremamente doloroso.
  • Quais são as causas de Fascite Plantar?

    Existem várias causas e algumas ocorrem em simultâneo. Uma causa comum é simplesmente excesso de peso ou obesidade, onde os pés não conseguem suportar a pressão e o peso. Os ossos dos pés também podem estar desalinhados, causando o colapso do “arco” na parte interna do pé, conhecido como “pé chato”. Se isso acontecer, ocorre o estiramento da fáscia plantar, tendões e músculos, resultando em inflamação na área, conforme descrito acima.
    Muitas atividades desportivas que exigem corrida e salto também podem causar stress na fáscia.
  • Como tratar a Fascite Plantar?

    Primeiro, verificamos se todos os ossos dos pés estão devidamente alinhados e funcionais. Em seguida, tratamos a fáscia para adequar a função e o movimento. Os músculos e tendões precisam de fluir suavemente uns sobre os outros; caso contrário, haverá dor causada por aderências. Recomendamos fortemente que os pacientes usem órteses adequadas para os pés, para garantir que os três arcos do pé (medial, anterior e lateral) estejam apoiados corretamente. Para ajudar a aliviar o inchaço, o gelo pode ser usado por 15-20 minutos, 2-3 vezes por dia. Rolar o pé sobre uma garrafa de água congelada é uma boa maneira de anestesiar a área. Rolar o pé sobre uma bola de golf é outra forma simples de aliviar a dor.

Explore algumas condições comuns que tratamos

Pode filtrar o conteúdo por categorias