Espondilolistese Lombar

Voltar

  • O que é Espondilolistese Lombar?

    A espondilolistese (esponja) ocorre quando uma vértebra que fica em cima de outra vértebra é posicionada anteriormente ou na frente da sua posição normalmente alinhada. São classificados de 1 a 5 com base no número de milímetros em que a vértebra está posicionada anteriormente.

  • Quais os sintomas de Espondilolistese Lombar?

    O sintoma mais comum é a dor lombar, mas em vários pacientes NÃO há dor lombar, apenas dor no quadril, coxa ou perna. Alguns pacientes apresentam perda de força nas pernas, dormência, formigueiro, e no grau 5, pode haver uma perda total do controlo do intestino e da bexiga ou perda completa da força das pernas.

  • Quais são as causas de Espondilolistese Lombar?

    A causa pode ser uma queda forte de costas, levantamento de algo excessivamente pesado ou artrite de longa duração ou degeneração das articulações lombares. Frequentemente, há uma fratura da parte posterior da vértebra chamada de “Pars”. Tal fratura torna a articulação instável e a parte frontal da vértebra, o “Corpo”, desliza para frente.
  • Como tratar Espondilolistese Lombar?

    Normalmente, podemos cuidar de uma espondilolistese grau 1 a 3 com resultados clínicos positivos. Nas classes 4 e 5, recebemos uma segunda opinião de um cirurgião da coluna. Alguns pacientes sentem alívio imediato com o nosso tratamento, enquanto outros precisarão de semanas ou até meses para se estabilizarem. Temos um protocolo clínico específico para espondilolistese. O processo de recuperação depende muito da conformidade do paciente com as recomendações e com o seguimento do plano de tratamento. É um processo lento, que pode levar até 6 semanas de cuidados apenas para estabilizar a articulação. Os músculos da coluna e do abdómen devem ser fortalecidos para apoiar a coluna lombar e estabilizar as articulações. Sentar e levantar adequadamente são essenciais para uma recuperação mais rápida. Se a área estiver dorida ou inchada, gelo, 2 vezes ao dia durante 15 minutos, trará alívio.

Explore algumas condições comuns que tratamos

Pode filtrar o conteúdo por categorias