Escoliose Torácica

Voltar

  • O que é Escoliose Torácica?

    A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral que não existe numa coluna vertebral normal. É mais comum entre a população feminina do que masculina. Os sinais de escoliose são normalmente detetados um pouco tarde, na adolescência, mas se as crianças forem avaliadas mais cedo, podemos ver os sinais já aos oito anos de idade.

  • Quais os sintomas de Escoliose Torácica?

    Frequentemente, não existem sintomas de escoliose, mas algumas pessoas queixam-se de dores nas costas e no pescoço. A escoliose grave pode causar dificuldades na respiração e deformação das costelas ao redor dos pulmões. A dor lombar crónica é um sintoma frequente em pacientes adultos.

  • Quais são as causas de Escoliose Torácica?

    A causa da escoliose é “idiopática”, que significa literalmente ... ninguém sabe a causa. Existem muitas teorias que sugerem que, conforme a criança se desenvolve e cresce rapidamente, as estruturas ósseas da coluna vertebral crescem mais rápido do que os tecidos moles e a medula espinhal. O corpo parece formar essas curvas anormais como um mecanismo de proteção. É desconcertante para a comunidade médica porque, sem uma causa, é difícil prevenir.
    Existem também vários tipos de escoliose. Algumas curvas anormais são causadas por má postura ao sentar, levantar, dormir, conduzir, etc., o que pode levar ao encurtamento dos músculos de um lado da coluna e alongamento do outro, criando um desequilíbrio e curvas anormais. Traumas graves, como uma vértebra fraturada ou infetada, podem ser o ponto de partida de uma escoliose em alguns casos. Às vezes, uma perna pode ficar mais curta que a outra, causando um desalinhamento da pelve e da região lombar, o que provoca compensação das restantes curvas.
    Nem todas as escolioses são iguais, algumas são muito mais graves do que outras, mas normalmente não são fatais, embora possam causar dor, rigidez e problemas de autoestima, se forem graves.
  • Como tratar Escoliose Torácica?

    Como acontece com todas as pessoas que se dirigem às nossas clínicas, será completamente avaliado com um exame físico, ortopédico e neurológico. Serão necessárias radiografias à coluna de modo a diagnosticar escoliose.
    Abordamos a escoliose como uma variante normal da coluna vertebral, e não como uma doença. O tratamento específico da coluna, combinado com exercícios e cuidados domiciliares, ajudará a corrigir a escoliose. Quanto mais jovem for o paciente, maior será o sucesso da correção. Após a puberdade, fazer grandes mudanças estruturais é mais desafiante. Nesse caso, a nossa abordagem é garantir que todos os ossos e articulações da coluna se movem livremente e que os músculos que sustentam a coluna são fortes e flexíveis. Desta forma, podemos evitar complicações como dor e rigidez.
    Alguns médicos ortopedistas recomendam o uso de um colete para escoliose. A nossa experiência revela que combinar o uso do colete e seguir os nossos protocolos de tratamento permite obter os melhores resultados na redução da gravidade da escoliose.

Explore algumas condições comuns que tratamos

Pode filtrar o conteúdo por categorias

Copyright Global Wellness 2020. Todos os direitos reservados.