O côndilo é o local de fixação de um tendão que está conectado a um músculo. Uma “…ite” indica uma inflamação. Edema e/ou inflamação de um ou de mais locais de fixação, no caso do cotovelo, é designado epicondilite, significando, de forma lateral, edema na região do côndilo do cotovelo.
Identifique a dor no local de inserção do tendão; em alguns casos, pode-se sentir calor e verificar vermelhidão ou inchaço na área.
Movimentos repetitivos e uso excessivo do músculo, como digitar, usar um rato de computador, praticar desportos com raquete, golfe, trabalho em fábricas, usar martelos e muitos outros exemplos. Este uso excessivo do músculo causa encurtamento das fibras musculares e tensão crónica sobre o tendão no local de fixação. Outra causa pode ser um trauma agudo contuso na área, causado por um acidente ou queda ou por hábitos crónicos, como apoiar os cotovelos na mesa por várias horas enquanto trabalha.
Primeiramente, deve ser determinado o local exato da inflamação. Usamos técnicas especiais para tratar especificamente os músculos associados e tendão envolvido. Em casa, deve ser incluído o uso de gelo em sessões de 20 minutos com pelo menos 2 horas de intervalo entre aplicação. Massajar e alongar os músculos que se conectam ao tendão pode resultar num alívio rápido. Por vezes, é necessário um tratamento mecânico mais intenso e/ou géis anti-inflamatórios para aliviar a dor localizada e o edema.
Pode filtrar o conteúdo por categorias