A articulação do ombro é uma articulação muito complexa que envolve vários músculos, ligamentos e tendões. No organismo, temos pequenos “sacos” preenchidos com líquido sobre os quais os tendões (tecido branco que liga os músculos aos ossos) deslizam. A inflamação deste saco é conhecida como “bursite”.
Dor severa e perda parcial ou completa do movimento do ombro. Por vezes, pode-se sentir calor e inchaço na zona do ombro.
Lesões agudas associadas a quedas, levantamentos ou desportos, assim como lesões crónicas causadas por movimentos repetitivos como desportos, trabalhos em fábricas, pinturas (de paredes e tetos), e ainda stress crónico. O alinhamento da coluna é sempre um fator a considerar. Comumente, existe um pequeno desalinhamento da articulação do ombro, conhecido como subluxação, que faz com que o tendão se estique firmemente sobre o “saco” com líquido ou bursa.
O ombro deve ser completamente avaliado. Se for identificado um desalinhamento do ombro, este deve ser “ajustado” através de uma técnica especial que permite colocar a articulação na posição adequada. Frequentemente, esta técnica resulta num alívio instantâneo da dor. O inchaço deve ser tratado com gelo na maioria dos casos, pelo menos nos primeiros 5 dias após a lesão, apesar de alguns especialistas preferirem o uso de calor de modo a aumentar a circulação sanguínea na zona. Em seguida, tratamos toda a região do ombro de modo a garantir a sua funcionalidade e alinhamento, assim como um alinhamento apropriado e uma função adequada da coluna cervical, que fornece a energia nervosa ao ombro.
Pode filtrar o conteúdo por categorias